WhatsApp

Blog

Artigos e destaques na imprensa

Venture Capital: uma modalidade de investimentos em desenvolvimento

O foco está em empresas de até médio porte com potencial de crescimento.

A Venture Capital é uma modalidade de investimento focada em empresas novas, de pequeno e médio porte com alto potencial de crescimento e faturamento baixo. O objetivo dessa modalidade de investimento não é apenas injetar capital, mas, também, influenciar o andamento e a gestão do negócio, contribuindo na criação de valor. Esse tipo de aporte é mais comum em startups.

Venture Capital no Brasil

O mercado de Venture Capital no país ainda está em fase de desenvolvimento, porém, é o maior entre os países da América Latina e cresce de forma exponencial. Dados da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), mostram que o total de capital comprometido pelos fundos de private equity e venture capital já chegam a R$153,2 bilhões, com aumento médio de 28% ao ano.

Quem pode investir em Venture Capital?

O investimento em Venture Capital pode ser realizado por: companhias de participações; gestores, através de Fundos de Investimento em Participações (FIPs). Os fundos são estruturados para essa finalidade e por investidores individuais que têm capital disponível e amplo conhecimento para investir. Para atuar na área, é importante ter uma visão ampla, capaz de analisar e estimar o crescimento, interpretar dados e o mercado consumidor, e identificar o alto potencial das empresas.



Receba novidades