Trabalhos técnicos e científicos

 

2002 a 2004:Uso de informações de contexto em segurança computacional“. Mestrado na USP (Universidade de São Paulo), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Diariamente, novos sistemas ubíquos são desenvolvidos e integrados ao nosso cotidiano, cuja presença às vezes não é percebida pelos seus usuários. O objetivo deste trabalho é investigar as questões de segurança e privacidade existentes nos paradigmas de computação ubíqua e ciente de contexto. Utilizando um protótipo de TV interativa – TV-I (Goularte, 2003) – que possui características de mobilidade e ciência de contexto, este trabalho define um conjunto de requisitos mínimos para a garantia de segurança e privacidade em sistemas ubíquos. É também objetivo deste trabalho utilizar informações contextuais para gerenciamento dinâmico de requisitos de segurança e privacidade por meio de políticas expressas em linguagem EPAL. Para validar os resultados desta pesquisa, foi implementado o Gerente de Segurança como um serviço do protótipo TV-I. A principal característica desse gerente é controlar o acesso a informações pessoais por meio de informações de contexto fornecidas pelo Gerente de Contexto, de autoria de Santos (2004)

2001 a 2003: “DEEPSIA (Dynamic On-line Internet Purchasing System Based on Intelligent Agents)

O objetivo do DEEPSIA (Dynamic On-line Internet Purchasing System Based on Intelligent Agents) é desenvolver uma infraestrutura computacional que auxilie empresas como compradoras em processos de e-procurement no comércio eletrônico, utilizando um sistema multi-agentes. Por ser um sistema que utiliza a Internet e lida com informações críticas, um alto nível de segurança é necessário. O objetivo deste trabalho no Projeto DEEPSIA é estudar a atual arquitetura do sistema, avaliar potenciais ameaças sobre seu Sistema Multi-Agentes, especificar e implementar alterações de modo que se proporcione um nível mínimo de segurança a este sistema.

2000 a 2001: “Especificação e implementação de agentes móveis em um sistema de detecção de intrusão

Com a necessidade de descentralização dos sistemas de proteção de redes de computadores, o conceito de agentes móveis vem sendo aplicado em diversas ferramentas de segurança computacional. Este projeto objetiva o estudo e implementação de cenários de execução de agentes móveis para um sistema de detecção de intrusão.